7 de fev. de 2011
Gran Turismo - Parte 1
Gran Turismo 1 - Playstation 1
Gran Turismo é uma série de simulação de corridas e gerenciamento de carros para videogames PlayStation. Os jogos da série sempre se destacaram por sua superioridade gráfica e jogabilidade, além da grande quantidade de carros. A versão original foi o "best seller" para PlayStation, e suas versões seguintes mantiveram um grande sucesso. A série é produzida pela produtora Polyphony Digital.
A História
Havia algum tempo que a Sony, criadora e produtora do antigo Playstation (PSX ou PSOne), vinha reparando no grande sucesso dos jogos de Corrida, tanto de seu console como nos das concorrentes (Nintendo 64, por exemplo). Need For Speed havia abandonado os arcades e bombava no PlayStation 1. Alguns produtores japoneses procuravam uma produtora boa para realizar sua grande idéia: Um Simulador de Corrida Completo, em que você tem que até tirar licença para dirigir. Eles pensavam em colocar carros reais, modelos e protótipos reais e usar tudo isso sob licença das maiores e mais (ou menos) conhecidas montadoras de carros.
Gran Turismo 2 - Playstation 1
Gran Turismo 2 (também conhecido pela abreviação GT2) é um simulador de corrida/jogo de corrida, lançado para o Playstation. Gran Turismo 2 foi desenvolvido pela Polyphony Digital e distribuído pela Sony Computer Entertainment em 1999. O jogo é a sequência de Gran Turismo, também para o Playstation.
Gran Turismo 2 se baseia fundamentalmente no gênero de corrida de carros. O jogador deve dirigir um automóvel para competir contra pilotos artificialmente inteligentes em várias pistas. O jogo utiliza dois modos: Arcade e Simulation. No modo Arcade, o jogador pode escolher livremente as pistas e veículos. Porém, no modo Simulation o jogador precisa conseguir, no próprio jogo, "Carteiras de Motorista", pagar pelos veículos e conseguir mais troféus, com o objetivo de disponibilizar mais pistas. Gran Turismo 2 possui cerca de 650 automóveis, além de 27 pistas de corrida.
Diferentemente do anterior, o jogador pode participar de eventos em separado, ao invés de um só torneio com várias corridas. O jogador também não precisa mais de se qualificar para cada corrida.
Desenvolvimento
Depois do sucesso inesperado de Gran Turismo, o desenvolvedor Kazunori Yamauchi planejava fazer de GT2 "um produto ainda melhor". A direção de marketing da SCEA tinha grandes expectativas, declarando que "a devastadora e contínua popularidade de Gran Turismo claramente posiciona Gran Turismo 2 como um dos títulos mais quentes para os feriados e para após os mesmos". Jack Tretton, dirigente da SCEA, tinha entusiasmo parecido, esperando que GT2 "se desprenderia das prateleiras mais rápido que o original, perpetuando o bom momento desta franquia incrível".
No lançamento do jogo, jogadores encontraram rapidamente vários erros e pequenas falhas. A SCEA não ignorou o clamor, oferecendo então uma troca no caso da ocorrência de qualquer problema.
Recepção e Crítica
Gran Turismo foi criticamente bem-aceito, alcançando muitas avaliações positivas. A GameSpot deu a nota 8.5, recomendando o jogo a qualquer um, entusiasta de carros ou não.
Carros
Até o momento do lançamento, GT2 possuía uma das maiores listas dos então carros novos e clássicos em um só jogo, com cerca de 650 em uma grande lista de montadoras, de Acura a Venturi. Para fins de comparação, o Gran Turismo original e o Gran Turismo 3: A-Spec tinham, cada um, menos de 200 carros. Certas montadoras notáveis, como Ferrari e Porsche, não participaram já que as licenças necessárias não puderam ser obtidas. Todavia, no caso Porsche uma compania que o modifica, a Ruf, é oferecida como alternativa.
Veja outras postagens: Click Aki